Dicas de Planejamento Organizando o Casamento

Padrinhos de casamento: como escolher os seus!

Como escolher os padrinhos de casamento?

No dia do casamento, é fundamental que os noivos se cerquem de pessoas queridas, que estarão curtindo o casamento e vibrando pela felicidade e bem estar deles. E os padrinhos de casamento são a maior representação dessas pessoas especiais, por isso, a escolha deles deve ser feita com muito carinho e cuidado.

Reza a lenda, que os padrinhos de casamento foram criados originalmente para proteger a noiva de ser sequestrada por outros pretendentes. E isso já reflete um pouco na importância que eles devem ter para o noivo.

Padrinhos de casamento super heróis

Os padrinhos e madrinhas de casamento são pessoas que, além de serem especiais para o casal, também devem estar dispostas a ajudar nos preparativos do casamento, quando solicitado, ou mesmo por iniciativa própria. Por exemplo, é costume que as madrinhas de casamento que organizem o chá da noiva, a despedida de solteiro, acompanhem em algumas provas de vestido e degustação… e tudo isso deve ser analisado na hora de escolher os padrinhos.

É através dos padrinhos e madrinhas do casamento que os casais homenageiam algumas pessoas importantes em sua vida, como irmãos, primos, uma tia querida. Chamar alguém para ser seu padrinho ou sua madrinha é dar um destaque a essa pessoa em sua vida.

Padrinhos de Casamento
Madrinhas de casamento

Para ajudar nessa escolha, separei algumas dicas que eu acho muito importante para levar em consideração no momento da definição dos padrinhos e madrinhas.

Não há um limite mínimo nem máximo de casais de padrinhos de casamento.

Essa é uma dúvida que recebo muito por e-mail, e gosto sempre de frisar que não há uma obrigatoriedade de nada em relação a isso. O que é importante priorizar nessa hora é a estrutura do lugar que os noivos irão casar e a quantidade de casais que eles gostariam de homenagear. Mas lembrem-se que cortejos muito longos, resultam em uma cerimônia mais demorada. Pensem também nos lugares reservados no altar. Como os padrinhos entram depois do noivo, e os lugares da frente do altar estão separados para eles, se forem muitas pessoas, quando o noivo entrar boa parte dos lugares estará vazio.

Não é obrigado ter número par de casais, como muitos pensam.

Antigamente, era costume separar casais para a noiva e casais para o noivo, em igual quantidade. E isso ainda acontece muito, é a organização mais comum. Mas vale ressaltar aqui que não é uma regra. No meu caso, tivemos 11 casais. Ou seja, a divisão não foi igual e não foi um número par de casais de padrinhos. À medida que eu e meu marido estávamos definindo os nossos padrinhos, pensamos em algumas pessoas da família que tinham um significado especial em nossas vidas, alguns amigos de infância de cada um de nós que, independente de tempo ou distância, se fazem presentes na nossa relação, e alguns amigos que surgiram em nossa vida em comum, que acompanharam de perto a nossa história e contribuíram para que desse certo. Com isso, tínhamos exatamente 11 casais e não queríamos tirar algum deles, nem mesmo convidar outro casal apenas para compor uma numeração. 

Não é obrigado ter somente casais como padrinhos de casamento.

Essa é uma dúvida muito constante entre os noivos. Como chamar alguém que não é casado para fazer parte do cortejo como padrinho de casamento. Mas novamente eu venho dizer que não é uma regra. Nem todos os meus padrinhos eram casados, e em alguns casos chamamos apenas uma pessoa do casal de amigos e família para representar como padrinho ou madrinha. Sim, é possível separar o casal. Eu procurei colocar pessoas que já se conheciam para entrar juntas, mas caso não seja possível, isso também não é um problema. Se você vai convidar apenas uma pessoa do casal, converse com eles, explique o motivo de fazer isso, de que infelizmente não é possível convidar a todo mundo, mas que um deles estará representando o casal.

Não escolha os padrinhos de casamento por questões financeiras.

Geralmente, os padrinhos e madrinhas dão aos noivos melhores presentes de casamento, mas isso não é uma regra e nem deve ser levado em consideração na hora da escolha deles. O maior presente que os noivos podem receber é o carinho e a companhia dos mesmos desde os preparativos até o dia do casamento.

Vai padronizar o look dos padrinhos e madrinhas de casamento?

Se você pretende personalizar os looks dos padrinhos e das madrinhas é importante que vocês tenham bastante intimidade para fazer isso. E que todos estejam em sintonia e a vontade com sua vontade. Escolher vestidos, desde modelos a cores, requer que você conheça de perto suas amigas para poder agradar a todas. Não há nada pior que ir para uma festa usando algo que a gente não gosta ou que não fica bem na gente, não é? Então não queremos isso para nossas madrinhas.

Isso pode ser especialmente complicado se no seu cortejo você colocou madrinhas novas e super descoladas e pessoas mais conservadoras da família. Como padronizar essa mistura de personalidade, corpo e vontade? E serve para os homens também. Padrinhos de suspensórios, ou com alguma peça de roupa ou acessório mais diferente pode não combinar com todos. Conversem com eles antes e vejam se todos se sentem a vontade com suas escolhas.

Madrinhas de casamento ou mademoiselles?

Se você tem um grupo muito forte e unido de amigas de infância e não vai conseguir que todas sejam madrinhas de casamento, e não quer criar um mal estar no grupo, que tal colocar as mademoseilles em seu casamento?

Essa escolha é perfeita para quem tem um grupo muito forte de amigas e não conseguiria que todas fizessem parte do cortejo como madrinhas!

Leia aqui para saber como! Com certeza será um destaque super especial para elas!

Enfim, no final das contas, o mais importante é usar o coração para a escolha e usar isso para homenagear algumas pessoas que são especiais na vida do casal. Pensem nos momentos durante os preparativos para o casamento que podem ter com os padrinhos, como um jantar especial, uma despedida de solteiro, uma viagem… Justamente por isso é fundamental que a escolha seja feita com muito sentimento. 

No dia do casamento, essa felicidade e essa sintonia entre os noivos e seus padrinhos vai refletir nas fotografias e na animação de todo o grupo! Cerquem-se de pessoas especiais para o casal! Vai fazer toda a diferença na união de vocês!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém!