Dicas de Planejamento Organizando o Casamento

Fiquei noiva, e agora? Dicas como organizar um casamento perfeito.

Fiquei noiva e não sei como organizar um casamento

Se você está pensando: “Fiquei noiva e não sei por onde começar a organizar meu casamento”, não se preocupe. Isso acontece com praticamente todo mundo que acaba de por uma aliança no dedo. Junto com a emoção e o significado desse anel, muitos questionamentos surgem dentro da gente! Quando ficamos noivas, aparece mesmo um turbilhão de dúvidas em nossa cabeça: Por onde começar a planejar? Quanto vai custar todo o evento? Quem eu vou convidar para a festa? Qual fornecedor de casamento é o mais adequado para minha festa? Quando devo convidar as pessoas? Como escolher meus padrinhos? Qual a primeira coisa que preciso contratar? São mesmo inúmeras dúvidas em que a resposta correta não é exata. Ela depende de cada pessoa, de cada casal.

fiquei noiva -como organizar um casamento

Então, a noiva começa a seguir mil fornecedores e perfils de casamento no Instagram, passa a ler mil blogs de casamento, salvar várias fotos,  descobre e se vicia no Pinterest e passa a ver tanta ideia maravilhosa e absorver tanta informação que quase fica louca, não é? Por isso dizemos que a noiva pira – literalmente – durante a organização do casamento!

Eu passei por isso também. Os olhos brilhavam a cada coisa que eu descobria nas minhas pesquisas.  Era um universo completamente novo para mim e eu estava completamente apaixonada pelas referências que vi na Internet.

Para ajudar um pouco nesse início de pesquisa, e orientar quais as primeiras coisas que o casal deve fazer após assumir um noivado, eu queria dividir com vocês três dicas que eu acho bem importante para dar os primeiros passos em como organizar o casamento de vocês:

Converse com seu noivo abertamente sobre o orçamento de vocês e as reais possibilidades de vocês.

Quanto mais intimidade e liberdade vocês têm com o noivo, melhor. É preciso saber quanto vocês estão dispostos a investir num evento. Existe uma reserva de dinheiro ou poupança para fechar os primeiros contratos? (A grande maioria dos fornecedores pedem uma parte do valor à vista para fechar contrato e reservar a data). Veja também se a família pretende ajudar com os custos do evento e como pretendem fazer isso. No meu caso, eu e meu noivo arcamos com os custos gerais do casamento, mas ganhamos de presente alguns itens que precisaria fechar, como os convites de meu irmão, o meu vestido da noiva de meu pai, o espumante do meu padrinho e os bem casados da minha prima. Tudo isso já me aliviou muito no bolso e me permitiu distribuir meu orçamento para outros itens que eu gostaria de ter no casamento.

Agora se vocês não tem noção sobre quanto custa organizar uma festa de casamento, não tenham vergonha de perguntar a pessoas próximas que já casaram. Mas lembrem de ter intimidade com a pessoal. Não é todo mundo que gosta de falar o quanto gastou com o casamento. Eu mesma, quando comecei a organizar o meu casamento, achava que faria uma super festa, com tudo que eu queria e imaginava, gastando a metade do valor que gastei no final. Ou seja, minha festa de casamento custou o dobro do que eu imaginava. E isso aconteceu porque na época eu realmente não tinha noção dos custos de um evento e não conversei com ninguém para me orientar melhor sobre o assunto. Foi um sufoco adaptar o orçamento na reta final!

Com o orçamento pré-definido, você pode começar as pesquisas de fornecedores, porque, veja bem, se meu orçamento não permite um espaço mais caro que, por exemplo, 15 mil, para que irei olhar esses lugares e ficar apaixonada por eles e me frustrar depois? E acredite, isso acontece muito e se torna o primeiro passo para estourar o orçamento do casal.

Definam a data e a quantidade de pessoas que pretendem convidar

A escolha da data, a principio pode parecer bobagem, mas é muito importante, principalmente para os casais que têm uma data significativa na relação, ou que pretendem casar ao ar livre, por exemplo. A data do casamento vai refletir em alguns orçamentos, se é baixa ou alta estação, se é um sábado super disputado ou se é um dia alternativo para casar. Acredite, casar durante a semana tem muitas vantagens!

E a lista de convidados, que é a maior dor de cabeça dos noivos na organização do casamento, precisa ser definida, mesmo que no início seja um número aproximado. É importante ter uma noção do tamanho da festa que o casal deseja ter para então depois começar a pesquisar lugares e fornecedores para realizar o casamento.  

A grande maioria dos fornecedores vai precisar saber essas duas informações para te dar um orçamento. Primeiro, porque precisam saber a disponibilidade deles na sua data, e acredite, tem fornecedor com agenda fechada até 2 anos antes! Principalmente agora, com a onda de remarcações de casamento por conta da pandemia. Se você vai casar em 2021 ou 2022 precisa fechar seus fornecedores com bastante antecedência para conseguir ter tudo que deseja no casamento.

Além disso, a quantidade de convidados muitas vezes reflete diretamente no preço que eles vão te dar, principalmente para os serviços de alimentação, decoração e bebidas. Lembrancinhas, bem casados, manobristas… Muitos serviços e produtos precisam saber dessa informação para planejar o seu evento e te dar um orçamento adequado.

Se está com dúvida sobre o tamanho do casamento ideal para vocês pode ler mais sobre o assunto aqui!

Definam o formato e o estilo do casamento.

Vocês são um casal clássico, moderninho, despojado? Querem se casar na Igreja, na Praia, no campo? São inúmeras opções de formato e estilo de casamento para o casal escolher. E não escolham por modismo. Pensem o que realmente combina com vocês, o que reflete a personalidade dos dois juntos. 

Vocês vão casar em casa, seguindo a tendência do home wedding, ou querem embarcar em uma aventura e fazer um destination wedding com seus amigos mais próximos? Querem casar ao ar livre, ou preferem um salão fechado e climatizado? 

O melhor de tudo é que hoje em dia as festas estão bem flexíveis. Por exemplo, vocês podem fazer uma decoração super clássica ao ar livre ou uma proposta tropical e rústica em um ambiente fechado. Misturar estilos de festas e formatos é uma arte e deve ser bem desenvolvida junto com a equipe de decoração do casamento. São inúmeras as possibilidades, mas que precisam ser bem executadas para ficar lindo e harmonioso!

Essas informações serão importantes para nortear a busca por lugares ideias para o casamento de vocês e para encontrar os fornecedores de casamento que trabalham seguindo essa proposta que vocês sonham. 

O próximo passo é contratar assessoria de casamentos

planejamento do casamento
como organizar um casamento

A assessoria de casamentos é muito importante para o casal desde o início do planejamento. Vocês devem definir os três passos acima e depois conversar com o assessor de casamento. O profissional vai entender os sonhos do casal, as necessidades e os limites financeiros, e vai ajudar a construir o casamento. São profissionais especializados em como organizar um casamento. Eles acompanham os noivos em reuniões com fornecedores, fazem um planejamento financeiro para os custos da festa e um planejamento cronológico para a organização evento, além de tirar dúvidas do casal, indicar serviços para suprir as necessidades dos noivos e cuidar do cerimonial no grande dia, desde a montagem do evento, a coordenação de todos os protocolos do casamento e a desmontagem da festa. Tudo para que os noivos se preocupem apenas em curtir o casamento, aproveitando ao máximo o grande dia do casal. Contratar uma assessoria é um investimento necessário para o sucesso do evento.

Para ver as empresas de assessoria de eventos indicadas pelo Portal, acesse aqui! São empresas que acompanho e confio no trabalho, e estão super aptas para transformar o sonho de vocês em realidade.

Quer ter o casamento dos seus sonhos? Veja nossas dicas aqui para ter uma festa de casamento perfeita! Descobra o que é verdadeiramente importante para tornar o seu grande dia em um momento inesquecível!

E se você for casar na Bahia, participe de um de nossos Grupos de Noivas no WhastApp! Mande a sua solicitação por aqui! O Grupo é um espaço para vocês trocarem experiência com outras noivas, se inspirarem com o casamento, conseguirem descontos e promoções exclusiva com nossos fornecedores parceiros e ainda podem tirar dúvidas diretamente com Marina Novaes, especialista em casamentos da Bahia.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém!