Dicas de Planejamento Organizando o Casamento

Assessoria e cerimonialista: entenda a diferença entre elas!

Fornecedores de Casamento na Bahia

Conhece a diferença entre assessoria e cerimonialista?

Assessoria e cerimonialista, qual a diferença? Começou a organizar o casamento e não sabe a diferença entre esses serviços e qual o mais adequado para você?

Escrevi um pouquinho sobre a diferença entre assessoria e cerimonialista pois essa dúvida sempre surge em algum momento durante o planejamento do casamento.

Lembrando que estou usando os termos adotados pelos profissionais da Bahia. Pode haver diferença em outros estados.

Cerimonialista

Salvo exceções, o trabalho começa na hora da cerimônia, distribuem as lapelas, organizam a entrada do cortejo, as fotografias oficiais, ficam sempre muito próximo dos noivos, para cuidar de sua alimentação, bebidas, e do bem-estar deles em geral.

Alguns estendem esse atendimento para festa, dando atenção aos noivos e pais dos noivos durante toda a noite.

Assessoria Dia

Apesar do nome dizer “Dia”, o trabalho do assessor começa 30 dias antes, quando os noivos entregam para ele todos os contratos assinados com os fornecedores, para que o Assessor analise, identifique algum gap que esteja faltando e alinhe com todos os fornecedores a entrega e montagem da festa.

Alguns casos incluem também o ensaio da cerimônia com os noivos e familiares uma semana antes do casamento. No dia, eles são os primeiros a chegar na festa, recebem e supervisionam todos os fornecedores, conferem se tudo está sendo entregue e montado de acordo com o contrato e desejo dos noivos.

Na hora da festa, caso vocês não tenham contratado por fora uma Cerimonialista do seu gosto, eles também incluem esse serviço.

Após a festa, verificam o que sobrou de bebidas e comidas, fazem a conferência com buffets e demais fornecedores caso algo tenha sido quebrado ou perdido, e passam um relatório para os noivos, ou responsável indicado pelos noivos do saldo da festa.

Assessoria Completa

Como o nome diz, é o maior dos pacotes.  Inclui o serviço de Assessoria Dia e Cerimonialista, explicados acima. Os noivos contratam ajuda profissional para a organização do casamento.

Eles fazem uma análise orçamentária do casamento, traçam junto aos noivos um perfil de festa de acordo com o gosto e anseio dos noivos e o orçamento disponível,  indicação e escolha dos melhores fornecedores para concretização do sonho, participando das reuniões com os fornecedores e conseguindo, muitas vezes, melhores preços.

As reuniões com a assessoria podem ser presenciais, caso os noivos morem na mesma cidade e tenham disponibilidade, ou mesmo todas reuniões online, para casais que moram em cidades diferentes, ou durante o isolamento social.

Assessoria Parcial

Também conhecida como Assessoria Personalizada, é um serviço intermediário entre a Assessoria Completa e a Assessoria Dia.

Ocorre quando o casal já começou a fechar os primeiros serviços, como local, buffet e decoração, por exemplo, e então resolve contratar uma assessoria para acompanhar e gerenciar os demais serviços e o planejamento do casamento.

Como cada casal pode chegar nesse momento de contratação com a quantidade diferente de fornecedores já resolvida, os pacotes são bem personalizados e variam muito de acordo com a necessidade de cada casal,

Na minha opinião, o que contratar?

Acho hoje em dia impossível casar sem Assessoria Dia e Cerimonialista. Alguns buffets já possuem cerimonialista, mas entendam, esse profissional será apenas para a parte do buffet, e não vai abranger os demais fornecedores, nem a cerimônia.

Assessoria completa é algo que eu queria muito, porque os descontos com os fornecedores são ótimos e a ajuda na montagem da estrutura da festa alinhada com o orçamento dos noivos é maravilhosa. Muitas vezes não temos noção e queremos uma festa monumental, afinal é o nosso sonho, mas nosso orçamento não permite.

Serviço perfeito também para os noivos que não dispõe de muito tempo ou não tem interesse em participar ativamente dos preparativos do casamento. Também é o mais indicado para quem está organizando o casamento a distância.

Para mim, assessoria completa é o primeiro serviço que os noivos deveriam contratar para o casamento!

Como escolher o profissional certo para você?

Cerimonialista e Assessora tem de ser um profissional com boas referências no mercado. Muita gente hoje em dia quer ser Assessora ou Cerimonialista porque organizou o próprio casamento e saiu tudo certo. Isso nem sempre é suficiente. É preciso muito estudo e muita experiência, pois estarão cuidado do sonho de muitas noivinhas, e tudo tem de sair perfeito.

Outra coisa muito importante na hora da escolha é a empatia com o profissional. Eles serão uma espécie de Anjo da Guarda dos noivos, vão zelar para que tudo dê certo e estarão muito próximos de vocês durante o dia mais especial da vida de vocês. É fundamental que haja uma sintonia entre vocês, que haja carinho.

Eu sempre digo para quem me pergunta: NÃO CASE SEM ASSESSORIA.​

Marquem uma visita com as profissionais do mercado, levem o noivo junto sempre que possível, e conversem com todas que vocês têm boas referências. Depois é só escolher aquela que o seu coração se sentiu mais acolhida e que, lógico, cabe no seu bolso!

Não esqueça de ver nosso Guia de Fornecedores para ajudar na escolha do melhor profissional para o seu casamento! Click aqui para ver as empresas que indico.

Espero que ajude a esclarecer um pouquinho a dúvida de vocês! 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém!