Dicas de Planejamento Organizando o Casamento

Comportamento no casamento: Quais regras devemos seguir?

Existem regras de comportamento em um casamento?

Algum tempo atrás escrevi um texto para uma revista que me perguntou sobre comportamento no casamento. Como é um tema super atual, resolvi trazer para vocês aqui no Portal!

É possível passar dicas de como os noivos e pais devem se comportar na cerimônia e na festa? O que precisam fazer? Quais os protocolos precisam seguir nesses dois momentos? Tem algo que é errado fazer e as pessoas fazem ou algo que deve ser feito e acaba passando despercebido?

Revista da Ivan Joias

Durante a cerimônia de casamento, a emoção e o nervosismo dos noivos (e dos familiares) muitas vezes falam alto, e por isso às vezes recebo algumas perguntas sobre etiquetas de comportamento nesse momento.

Na verdade, hoje em dia não há regras específicas de comportamento, mas devemos sempre apelar para o bom senso na hora de fazer alguma coisa “diferente” do normal.

Às vezes, os pais muito emocionados querem abraçar os filhos durante a cerimônia, e isso foge um pouco do protocolo. Mas fugir do protocolo nem sempre é um mau sinal. Na saída do meu cortejo, por exemplo, eu parei para abraçar minha avó que estava muito emocionada. E foi um momento especial do casamento.

Acho que um cuidado legal que todos devem ter durante a cerimônia é evitar a conversa paralela. Além de ser muito deselegante, acaba-se perdendo momentos importantes e de muito significado para os noivos.

Sem falar da questão dos celulares, que sempre pedimos para desligar ou colocar no silencioso. Além disso, cuidado ao fotografar os noivos. Já vi muitos fotógrafos tendo dor de cabeça porque os convidados entram na frente para conseguir um click com seus celulares. Esperem, que durante a festa terão muitos momentos para registrar os noivos.

E por falar em festa, a alegria está liberada. Agora é hora de comemorar. Vamos dançar, tirar fotos, conversar, comer e beber. E essa parte de alimentação e bebidas também precisa ter cuidado.

Não precisamos nem falar sobre o exagero da bebida, não é? Até determinado ponto é legal e divertido, mas pode ficar muito feio quando os noivos ou pais bebem em excesso. Além de ficar uma imagem feia para eles, que podem até fazer alguma besteira, o casamento é uma festa tão linda que vale à pena ser lembrada cada minutinho. Já pensou acordar no dia seguinte com amnésia alcoólica

Sem falar no risco de terminar a noite na emergência tomando glicose na veia! Vai ser o mico do ano!

E quanto à comida, chamo atenção para aqueles que querem comer tudo de uma vez só. Na maioria dos casamentos, vai ser servido salgados volantes a noite inteira. Não precisamos colocar 10 de vez no prato. Nem ir nos servir na mesa de antepasto e voltar com aquele prato transbordando de comida. Podemos sim nos servir várias vezes, e com isso, inclusive, evitamos o desperdício no prato. Evitar o desperdício é chic!

Ainda tem o caso das pessoas que colocam a comida na bolsa para levar para casa. Sim, as vezes achamos que ninguém está reparando, mas sempre tem uma “tia” olhando você esconder docinhos na bolsa. Se, e somente se, no final do casamento estiver sobrando muito doce e os noivos orientarem, levem um pouco para casa. Mas jamais faça isso durante a festa, desfalcando a mesa de doces para guardar para “mais tarde”. Afinal, tudo foi feito e planejado com muito carinho para ser consumido no local.

Fora isso, o principal é aproveitar com os noivos, dividir esse momento de felicidade e se deixar contagiar com o clima da festa.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém!