Organizando o Casamento Tendências & Inspiração

Flor de Lapela: Guia Completo. Saiba como surgiu e como usar.

A flor de lapela, também conhecida como boutonnière, (lapela é o local onde é colocada) é um acessório sofisticado, que agrega estilo e valoriza a produção masculina, independente do estilo do casamento.

A flor de lapela é uma tradição com mais de cinco séculos de história! O que era antes um amuleto masculino contra o mal, tornou-se um acessório chic, voltado para ocasiões especiais, como o casamento.

Apesar da tradição ter chegado aos casamentos com o mesmo objetivo do buquê de noiva (perfumar e proteger), as flores de lapela, hoje em dia, ainda acrescentam elegância aos noivos modernos.

Como surgiu a Flor de Lapela?

No século 16, os homens colocavam flores presas à roupa para se proteger do mal e das doenças

O uso do boutonnière surgiu no século XIX, com o noivado do príncipe Albert com a Rainha Vitória que esse costume teve início. Ela o presenteou, em um gesto de carinho, com um ramalhete de sua flor preferida. Ele, em resposta, abriu um pequeno corte na lapela com seu canivete e ali colocou a flor, para acompanhá-lo e se lembrar da rainha cada vez que sentisse o seu aroma.

Romântico esse príncipe, não é?.

Os tempos passaram, a tradição se manteve e chegou aos dias de hoje com força entre os homens que buscam um elemento romântico, que diferencia os noivos, padrinhos, pajens e pais dos demais convidados.

Como usar a flor de lapela?

 A flor de lapela é um elemento versátil e pode ser usada com terno, fraque ou meio fraque, sempre do lado esquerdo da roupa.

O buquê costuma ser preso com um alfinete especial, de modo a não atrapalhar o movimento do homem. Vale destacar que a lapela não é o bolso do paletó, como gente pensa. Se trata da parte anterior ou superior que se encontra virada para o lado de fora do paletó. No bolso deve-se usar apenas o lenço, jamais enfiar as flores. 

A regra é simples: se usar a flor de lapela, dispense o lenço ou use no bolso apenas um modelo leve e discreto, de preferência da mesma cor do traje.

Como escolher a lapela?

De modo geral, ternos escuros ficam bem com flores brancas, um clássico infalível. A cor é recomendada para uma cerimônia que exige formalidade. Nesse caso, as rosas, camélias e o cravo são escolhas perfeitas. Elas jamais saem de moda e combinam com praticamente todos os estilos de cerimônias, mas fazem mais a cabeça dos noivos que preferem seguir uma linha mais clássica. Entre essas opções, o cravo branco é o mais utilizado em função da sua beleza e como símbolo do amor puro.

Os homens que gostam de inovar ou seguir as tendências da moda podem escolher entre a lavanda, suculenta e jasmim, as novas queridinhas do momento. Já se o casamento for realizado na praia ou campo, a flor de lapela pode ter um ar natural, ou ter cores mais vivas, dependendo da linha da cerimônia. 

A flor de lapela pode imprimir bastante a personalidade do noivo ou dar um toque divertido ao traje, se esse for o estilo do casal.

A flor de lapela está para o noivo, assim como o buquê está para noiva. E pensando nisso, apesar de não ser uma regra, os dois podem harmonizar entre si para as fotos ficarem ainda mais bonitas

Agora que você já sabe tudo sobre Flor de Lapela, pode chamar o noivo para ler esse texto e começarem a escolher esse acessório que vai dar um charme mais ao look do noivo no casamento.

Vai casar na Bahia? Acesse nosso Guia de Fornecedores e encontre os melhores fornecedores da região!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

error

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém!